Semana dos Autores - J.K. Rowling - Vida - 5 o'clock UK

Breaking

BANNER 728X90

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Semana dos Autores - J.K. Rowling - Vida

Nome
O nome de batismo da autora é apenas Joanne Rowling, sem nome do meio. Na ocasião do lançamento do primeiro livro da série no Reino Unido, Harry Potter e a Pedra Filosofal, quando Christopher Little, agente literário da autora, e a Bloomsbury, sua editora, temendo que os garotos não leriam um livro escrito por uma mulher, pediram a Joanne que assinasse com as suas iniciais, não deixando transparecer que era uma mulher. Joanne pensou em J.Rowling, mas não atendia ao pedido de duas iniciais da editora e por fim acabou homenageando sua avó, Kathleen Ada Bulgen Rowling, para criar o nome J.K. Rowling.
Apesar disso, Joanne Rowling diz que todos a chamam de Jo Rowling, e que, quando criança, só era chamada de Joanne quando estavam muito bravos com ela. Seu nome legal, como casada, é Joanne Murray, embora já tenha utilizado o nome Joanne Kathleen Rowling em assuntos oficiais.

A família Rowling
Peter James Rowling e Anne Volant conheceram-se no início dos anos 1960, numa viagem de trem da estação de King's Cross, em Londres - nome conhecido pelos leitores de Harry Potter - à Escócia, e logo iniciaram um relacionamento. Ambos eram da Marinha, mas quando Anne ficou grávida Peter conseguiu uma vaga de aprendiz na fábrica Bristol Siddeley, que tornou-se, mais tarde a Rolls-Royce.
Os dois casaram-se em março de 1965, na igreja All Saints Parish Church e mudaram-se para Yate, no condado cerimonial de Gloucestershire e em 31 de Julho do mesmo ano, no Yate General Hospital, nascia Joanne Rowling.
Quase dois anos depois, em junho de 1967, Anne teve a segunda filha, Dianne Rowling, que nasceu em casa.
Joanne diz que Dianne sempre foi mais bonita que ela, com seus cabelos e olhos escuros, e que ambas brigavam muito quando crianças, "como dois gatos selvagens presos numa mesma gaiola apertada".
Sobre os avós de Joanne, é fato que os paternos eram de longe seus favoritos: Kathleen Ada Bulgen Rowling e Ernest Arthur Rowling eram proprietários de uma mercearia na qual as netas brincavam. Kathleen morreu quando Joanne tinha 9 anos, e deixou uma neta que a amava muito e que mais tarde escolheria seu nome para figurar o "K" de J.K.Rowling.
Os avós maternos das meninas eram Stanley George Volant e Freda Volant (Louisa Caroline Watts Freda Smith, seu nome completo de solteira ), que Joanne descreveu como um "casal infeliz". Entretanto, os dois avôs, Stanley e Ernie, eram por ela considerados grandes homens,21 que emprestam seus nomes aos condutores do Nôitibus Andante.

Jovem Joanne owling
Infância e educação
Diane (a irmã de Rowling) nasceu em sua casa, quando Rowling tinha 23 meses de idade. A família mudou-se para a aldeia vizinha, Winterbourne, quando Rowling tinha quatro anos. Ela participou da St Michael's Primary School, uma escola fundada pelo abolicionista William Wilberforce e a reformador da educação Hannah More. Seu diretor da St Michael, Alfred Dunn, tem sido apontado como a inspiração para a série Harry Potter, o diretor Alvo Dumbledore.



Casa de infância de Rowling, Church Cottage, Tutshill.
Como uma criança, Rowling escreveu muitas vezes histórias de fantasia, que ela normalmente, em seguida, lia a sua irmã. Ela lembra que "Ainda me lembro de me contar-lhe uma história em que ela caiu em um buraco de coelho e foi alimentada com morangos pela família coelho dentro dela. Certamente, a primeira história que escrevi (quando eu tinha cinco ou seis anos) foi de um coelho chamado Coelho. Ele pegou sarampo e foi visitado por seus amigos, inclusive uma abelha gigante chamada Miss Bee". Com a idade de nove anos, Rowling mudou-se para Church Cottage, Tutshill, perto de Chepstow, País de Gales. Quando ela era adolescente, sua tia-avó, que disse que Rowling "ensinou clássicos e aprovado de uma sede de conhecimento, até mesmo de um tipo questionável", deu-lhe uma cópia muito antiga da autobiografia de Jessica Mitford, Hons and Rebels. Mitford tornou-se a heroína de Rowling e, posteriormente, Rowling leu todos os seus livros.
Ford Anglia turquesa.

Rowling disse de sua adolescência, em uma entrevista à revista The New Yorker, "... Eu não estava particularmente feliz. Acho que é uma época terrível da vida" Ela tinha uma vida em casa difícil, sua mãe estava doente e ela teve uma relação difícil com o seu pai (ela não esta mais em condições de falar com ele). Ela frequentou a escola secundária em Wyedean School and College, onde sua mãe trabalhou como técnica no departamento de ciência. Rowling disse sobre sua adolescência, "Hermione [uma personagem dos livros de Harry Potter, a sabe-tudo] é vagamente baseads em mim. Ela é uma caricatura de mim quando eu tinha onze anos, que eu não estou particularmente orgulhosa". Steve Eddy, que ensinou Inglês para Rowling quando ela chegou em primeiro lugar, se lembra dela como "não excepcional", mas "um de um grupo de meninas que estavam brilhantes, e muito boa em Inglês". Sean Harris, seu melhor amigo nos últimos anos do Ensino Médio, possuía um Ford Anglia turquesa, que ela diz que inspirou a um em seus livros. "Ron Weasley [o melhor amigo de Harry Potter] não é um retrato vivo de Sean, mas ele é realmente muito o Sean". De seus gostos musicais da época, ela disse: "O meu grupo favorito no mundo é o The Smiths. E quando eu estava passando por uma fase punk, foi The Clash". Rowling estudou A Levels em Inglês, Francês e Alemão, alcançando dois A e um B40 e foi a Monitora-Chefe.
Em 1982, Rowling levou os exames de admissão para a Universidade de Oxford mas não foi aceita e leu para um BA em francês e Clássicos na Universidade de Exeter, que ela diz que era um "pouco de um choque", como ela "estava à espera de estar entre muitas pessoas semelhantes - pensando pensamentos radicais". Uma vez que ela fez amizade com "algumas pessoas que pensam como ela" diz que começou a gostar de si mesma. Do seu tempo em Exeter, Martin Sorrell, um professor de francês na universidade, recordou que "uma aluna competente em silêncio, com um jaqueta jeans e cabelo escuro, que, em termos acadêmicos, deu a aparência de fazer o que era necessário". Embora a sua própria memória é de "não nenhum trabalho que seja", e em vez disso ela "usava delineador pesado, ouvia The Smiths, e lia Dickens e Tolkien". Depois de um ano de estudo em Paris, Rowling se formou em Exeter, em 198634 e se mudou para Londres para trabalhar como pesquisadora e secretária bilíngüe para a Anistia Internacional. Em 1988, Rowling escreveu um curto ensaio sobre seu tempo estudando Classicos intitulado "What was the Name of that Nymph Again? or Greek and Roman Studies Recalled", foi publicado pela Universidade de Exeter, diário de Pegasus.
Casas e escolas à moda antiga
Os Rowling inicialmente moraram em Yate, mas quando a cidade avançou, os pais das meninas resolveram mudar-se para Winterbourne, para a rua Nicholls Lane, onde Joanne tomou gosto pela leitura. Perto da casa dos Rowling morava a família Potter.
Em 1971, a pequena Joanne escreve seu primeiro livro: Rabbit, a história de um coelho chamado Rabbit, que pega sarampo e é visitado pela Miss Bee (Srta. Abelha), e foi nessa época que Joanne se matriculou em sua primeira escola, a St. Michael's Church of England, perto de sua casa. Era um local agradável, uma escola à moda antiga da qual Joanne gostava muito.
A Floresta de Dean.
Em 1974 a família Rowling mudou-se para a cidadezinha de Tutshill, para uma casa chamada Church Cottage. Curiosamente, Tutshill fica às bordas da Floresta de Dean, berço do escritor Dennis Potter.
Junto com a nova casa veio a nova escola, a Escola Tutshill, onde lecionava a professora Sylvia Morgan, uma mulher rígida e pouco querida. Joanne já se destacava pela inteligência. Ela diz em sua autobiografia que, talvez para compensar a beleza de Dianne, seus pais decidiram que ela deveria ser a filha inteligente.
A escola secundária (veja Sistema Educacional Britânico) que as pequenas Rowling frequentaram era a Escola Wyedean, no vilarejo de Sedbury. Se a Escola Tutshill ficara para trás junto com Sylvia Morgan, Wyedean chegou com o professor John Nettleship, químico que inspirou o Professor Snape, e que àquela época tornou-se chefe da mãe de Jo e Di, Anne, que passou a trabalhar no departamento de Química da escola. Na Wyedean a professora Lucy Shepherd foi a preferida de Rowling. Competente, Lucy teve influência sobre a criativa Joanne, e é elogiada pelos próprios professores da escola.
O período que passou na Escola Wyedean deixou fortes lembranças: foi nessa época que Anne Rowling foi diagnosticada com esclerose múltipla, e foi aí também que ela conheceu Sean Harris, amigo a quem foi dedicado o segundo livro e dono do Ford Anglia original, a porta para o mundo de J.K. assim como o foi para Harry Potter. Segundo J.K.:
Ele foi o primeiro dos meus amigos a aprender a dirigir, e aquele carro turquesa e branco significava LIBERDADE. — J.K.Rowling

Inspiração e a morte da mãe

Depois de trabalhar na Anistia Internacional em Londres, Rowling e seu então namorado decidiram então se mudar para Manchester. Em 1990, enquanto ela estava em uma viagem de trem de quatro horas atrasado de Manchester a Londres, a idéia para uma história de um jovem menino frequentar uma escola de magia "veio totalmente formado" em sua mente. Rowling disse ao The Boston Globe que "Eu realmente não sei de onde veio a idéia. Começou com Harry, então todos esses personagens e situações veio inundando na minha cabeça".
Rowling descreveu a concepção de Harry Potter em seu site:

Eu estava viajando de volta para Londres por conta própria em um trem lotado, e a idéia de Harry Potter simplesmente caiu na minha cabeça. Eu estava escrevendo quase continuamente desde os seis anos, mas eu nunca tinha me animado tanto com uma idéia antes. Para minha imensa frustração, eu não tinha uma caneta, e eu era muito tímida para perguntar a qualquer um se eu poderia me emprestar uma... Eu não tinha uma caneta comigo comigo, mas eu acho que esta foi provavelmente uma coisa boa. Eu simplesmente sentei e pensei, por quatro horas (trem atrasado), ao passo que todos os detalhes borbulhavam em meu cérebro, e este garoto de cabelos negros, magro, de óculos que não sabia que era um bruxo tornou-se mais e mais real para mim. Talvez, se eu tivesse abrandado as idéias para capturá-los no papel, eu poderia ter abafado algumas delas (embora às vezes eu me pergunto, de braços cruzados, como muito do que eu imaginava nessa viagem eu tinha esquecido pelo tempo que eu realmente tinha perdido por não ter uma caneta). Eu comecei a escrever Harry Potter e a Pedra Filosofal naquela mesma noite, embora aquelas primeiras páginas não têm qualquer semelhança com qualquer coisa no livro.
Estação King's Cross.
Rowling estava em um trem para Londres quando ela
concebeu Harry Potter. Depois de Rowling ter utilizado
King's Cross como uma porta de entrada para o Mundo Mágico,
desde então se tornou um ponto turístico popular.
Quando ela chegou a Clapham Junction, ela começou a escrever imediatamente. Em dezembro do mesmo ano, a mãe de Rowling morreu, depois de dez anos que sofreu de esclerose múltipla. Rowling comentou: "Eu estava escrevendo Harry Potter no momento que minha mãe morreu. Eu nunca tinha contado a ela sobre Harry Potter". Rowling disse que essa morte fortemente afetou sua escrita e que ela apresentou muito mais detalhes sobre a perda de Harry no primeiro livro, porque ela sabia sobre como ele se sentia.



Casamento, divórcio e monoparentalidade
Um anúncio no The Guardian levou Rowling a mudar-se para Porto em Portugal para ensinar Inglês como uma língua estrangeira. Ela ensinou à noite, e começou a escrever no dia ao ouvir Tchaikovsky do Concerto para Violino. Um dia, quando sai com as amigar para um bar, encontrou o Português Jorge Arantes, depois de compartilhar um interesse mútuo em Jane Austen. Eles se casaram em 16 de outubro de 1992 e sua filha, Jessica Isabel Rowling Arantes (em homenagem a Jessica Mitford), foi nascida em 27 de julho de 1993, em Portugal. Rowling tinha sofrido anteriormente um aborto. Eles se separaram em 17 de novembro de 1993, 13 meses e um dia depois de seu casamento. Os biógrafos têm sugerido que Rowling sofreu violência doméstica durante seu casamento, embora a extensão é desconhecida. Em uma entrevista com o Daily Express, Arantes disse na sua última noite juntos, ele a tinha arrastado para fora de sua casa às cinco da manhã e bateu nela com força. Em dezembro de 1993, Rowling e sua filha se mudaram para ficar perto de Dianne (irmã de Jo) em Edimburgo, na Escócia,com três capítulos de Harry Potter em sua mala.
Sete anos depois de se formar na universidade, Rowling viu-se como "o maior fracasso que eu conhecia". Seu casamento fracassou, ela estava desempregada com uma filha de colo, mas ela descreveu seu fracasso como libertadora:

Fracasso significava um descascamento da inessentia. Eu parei de fingir para mim mesma que eu era nada além do que eu era, e começei a dirigir toda a minha energia para terminar o único trabalho que importava para mim. Eu realmente tinha conseguido qualquer outra coisa, eu poderia nunca ter encontrado a determinação para ter sucesso em uma área onde eu realmente pertencia. Fui posta em liberdade, porque o meu maior medo tinha sido realizado, e eu ainda estava viva, e eu ainda tinha uma filha a quem eu adorava, e eu tinha uma máquina de escrever antiga, e uma grande idéia. E assim o fundo do poço tornou-se uma base sólida sobre a qual eu reconstruí minha vida. - J. K. Rowling.
 Durante este período, Rowling foi diagnosticada com depressão clínica, e pensou em suicídio. Era o sentimento de sua doença que levou a ideia de dementadores, criaturas sugadores de alma introduzidas no terceiro livro. Rowling se inscreveu para o bem-estar social, descrevendo sua situação econômica como sendo "pobre como é possível ser na Grã-Bretanha moderna, sem ser sem-teto".
Rowling foi deixada em "desespero" depois que seu ex-marido chegou na Escócia, buscando tanto ela quanto sua filha. Ela obteve uma ordem de restrição e Arantes voltou a Portugal, com o arquivamento de Rowling para o divórcio em agosto de 1994. Ela começou um curso de formação de professores, em agosto de 1995 na escola Moray House School of Education, na Universidade de Edimburgo, depois de completar seu primeiro romance, enquanto sobrevivia em benefícios estatais. Ela escreveu em muitos cafés, especialmente no Nicolson's Café, e no The Elephant House, (a antiga propriedade de seu irmão-de-lei Roger Moore) onde ela poderia por Jessica para dormir. Em uma entrevista de 2001, BBC, Rowling negou a boato de que ela escreveu em cafés locais para escapar de seu flat sem aquecimento, observando: "Eu não sou estúpida o suficiente para alugar um apartamento sem aquecimento em Edimburgo no meio do inverno. Tinha aquecimento." Em vez disso, como ela declarou no programa de TV americano A&E Biography, uma das razões que ela escreveu em cafés foi porque levar seu bebê para um passeio foi a melhor maneira de fazê-la cair no sono.

De Exeter a Manchester
Joanne estava decidida quanto ao seu curso na faculdade: queria fazer Inglês. Ela disse que:
Eu estudei francês, o que foi um erro; tinha sucumbido à pressão de meus pais [...] - J.K. Rowling
Seus planos tinham fracassado porque seus pais aconselharam a filha a fazer algo que valesse a pena na questão profissional, mas ainda assim Joanne ingressou no curso de Francês e Línguas Clássicas da Universidade de Exeter.
Teve problemas de adaptação com o curso, mas foi menos "doloroso" do que o esperado. Fez seus amigos, e, ao substituir seu estilo inteligente por um visual mais chamativo, tornou-se popular entre os garotos. Foi durante seus estudos que ela decidiu ir à França dar aulas de Inglês, como parte do curso, e adorou a experiência. Em 1987 ela se formou na Universidade de Exeter.
Fez alguns trabalhos temporários, como secretária bilíngue e trabalhou na Anistia Internacional, no Departamento Franco-africano, época em que rascunhou um romance nunca publicado, e que era rabiscado em bloquinhos de papéis em bares, da mesma forma que foi Harry Potter em seu tempo.
Quando o namorado de Joanne em Exeter foi morar em Manchester, Joanne passou a procurar um apartamento lá, para morar perto dele, mas foi uma escolha errada, como se veria depois, embora J.K. tenha dito que "mesmo se pudesse, não voltaria atrás". Para os fãs de Harry Potter, essa decisão talvez tenha sido boa: voltando para Londres após procurar sem sucesso um lugar para morar em Manchester, Joanne criou em sua mente (no momento só na mente, já que não tinha papel nem caneta, o que não é comum) um personagem que mudaria o curso da literatura juvenil. O trem em que ela viajava quebrara e Joanne utilizou-se desse momento para criar o que viria a ser um sucesso mundial. Os motivos são incertos, mas de acordo com J.K.:

 A ideia de Harry Potter surgiu de repente em minha mente [...] e nenhuma outra ideia tinha me animado tanto quanto essa. - J.K. Rowling
Isso foi em Junho de 1990, quando os primeiros rascunhos de Harry Potter tomaram forma e no fim do mesmo ano, ela instalou-se em Manchester. Para passar o tempo, Joanne escrevia e os personagens de Harry Potter cresceram e amadureceram numa caixa de sapato.
Em 30 de Dezembro desse ano, Anne Volant, esposa de Pete, e mãe de Jo e Di, faleceu em casa depois de dez anos lutando contra a esclerose múltipla. O baque foi imenso. Joanne comenta:

Foi um momento terrível. Meu pai, Di e eu estávamos arrasados; ela só tinha 45 anos e nunca imaginamos, provavelmente por não gostar nem de pensar na ideia, que ela poderia morrer tão jovem. Lembro-me de sentir [...] uma verdadeira dor no coração. - J.K. Rowling
Depois do último adeus, Joanne voltou infelicíssima para Manchester, onde descobriu que o apartamento em que vivia fora assaltado, e depois de uma séria briga com o namorado, deu entrada no Bournville Hotel, na periferia da cidade. Foi no quarto desse hotel que surgiu o famoso esporte dos bruxos, o Quadribol.
Já não havia o que fazer em Manchester, e um anúncio que procurava professores de inglês foi o início da aventura de Joanne em Portugal.

Uma aventura no Porto
Contratada para dar aulas de inglês em Portugal, no Encounter English, Joanne partiu da Inglaterra para a cidade do Porto, onde foi instalada num apartamento junto com duas outras professoras: Jill Preweet e Aine Kiely, mulheres a quem foi dedicado o terceiro livro, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Aos sábados as três iam divertir-se na discoteca Swing. Harry Potter não foi esquecido, e os rascunhos voaram junto com Joanne para o Porto.
Mas aconteceu de Joanne se deparar com um estudante português num bar, que lhe interessou, assim como ela a ele. Seu nome era Jorge Arantes. Joanne nunca falou detalhadamente sobre essa parte de sua estada no Porto, e muito do que se sabe vem do próprio Jorge.
Não demorou muito e os dois passaram a viver juntos, e Joanne ficou grávida, sofrendo um aborto espontâneo logo depois. Jorge pediu Joanne em casamento em agosto de 1992, mas o relacionamento tempestuoso, pontuado por brigas, fez com que o casamento perdesse o encanto, e Joanne ficou grávida novamente, enquanto Jorge mostrava-se cada vez mais ciumento e possessivo.
O bebê nasceu em 27 de Julho de 1993, e Joanne diz que foi a melhor coisa que já lhe aconteceu, mas o casal ainda brigava muito, e o ápice se deu quando Jorge a arrastou para fora de casa. Joanne conseguiu resgatar o bebê e não demorou a ir embora, deixando Porto para trás.

Rabiscando nos bares
Joanne voltou ao Reino Unido. O pai casara-se novamente, mas seu destino foi o lar da recém-casada irmã, em Edimburgo. Não ficou muito tempo lá, já que não queria ser um peso para a irmã.
E a pobreza tomou conta dela, e junto com a falta de dinheiro veio a falta de esperança, e Joanne caiu nas garras da depressão.
Ela e a filha mudaram-se para um pequeno prédio em Leith, um bairro da capital escocesa, onde vivia com a ajuda do governo, mas sentindo-se humilhada por estar neste estado. Conseguiu, através da lei, manter Jorge longe dela e da filha. Sean Harris ainda mantinha contato com Joanne, e lhe emprestou algum dinheiro.
Chega-se agora à parte mais conhecida de sua história: Joanne Rowling passeava com a filha no carrinho, e quando a menininha dormia, ela ia até o Nicolson's, um bar que pertencia ao cunhado de Joanne, ou ao bar The Elephant House Café. Lá ela pedia um café e escrevia as histórias de Harry Potter até que a filha acordasse. A história de que não tinha aquecimento em sua casa e ia aos bares se aquecer é absurda. Não tinha computador, apenas uma velha máquina de escrever, onde datilografava as anotações.
Entre fins de 1994 e meados de 1995, ela conseguiu um emprego como secretária, foi aceita no curso para conseguir o registro que a habilitava a dar aulas e divorciou-se. Joanne Rowling estava preparando-se para as outras boas notícias que viriam a seguir.

Sonhos no papel
Joanne tinha dois nomes de agentes literários. O primeiro devolveu os originais do livro muito rapidamente, e o segundo faria o mesmo se a mão de Briony Evens, funcionária de Christopher Little, não tivesse resgatado o manuscrito da caixa de devolução. Briony pediu autorização do chefe para tentar publicar o livro, e então escreveu a Joanne pedindo-lhe o restante do livro. Muitíssimo feliz, Joanne enviou-lhe o restante.
Depois de muitas recusas de outras várias editoras, os originais foram parar na Editora Bloomsbury, nas mãos de Barry Cunningham, à época coordenador da recém-criada, e não tão prestigiada, divisão de livros infantis, que decidiu publicar o livro. Aparentemente, essa decisão também foi influenciada por Alice Newton, filha do diretor-executivo da Bloomsbury, que gostou do livro.
Rowling recebeu £2,500 por Harry Potter, e Cunningham sugeriu um nome mais neutro para evitar que meninos evitassem a obra de uma mulher, levando ao pseudônimo J.K. Rowling. Enquanto este não era publicado, Joanne conseguiu um emprego na Academia de Leith, como professora de francês, e conseguiu uma bolsa de oito mil libras esterlinas do Conselho Escocês de Artes, devolvendo parte do prêmio depois do sucesso de sua série.
Rowling nunca esperou sustentar-se escrevendo livros, mas só o fato de ter seu livro publicado de verdade já era um sonho de infância realizado. O máximo que esperava era uma crítica favorável. Claro que nem ela, nem seu agente e tampouco seus editores imaginaram o estrondo que seguiu Harry Potter, e que fez a fortuna de J.K.Rowling. Lindsey Fraser, do Scottish Book Trust, uma organização que apóia e promove a leitura disse que "nunca poderia imaginar o que ia acontecer."

Sucesso
Em 2004, a Forbes nomeou Rowling como a primeira pessoa a se tornar um bilionária de dólares norte-americano, escrevendo livros, a segunda artista feminina e a 1,062ª pessoa mais rica do mundo. Rowling contestou os cálculos e disse que ela tinha muito dinheiro, mas não era uma bilionária. Além disso, a Lista dos Ricos do Sunday Times de 2008 nomeou Rowling como a 144ª pessoa mais rica na Grã-Bretanha. Em 2012, a Forbes removeu Rowling da lista dos mais ricos, alegando que o sua doação de caridade de $160 milhões e a taxa de imposto elevado no Reino Unido significava que ela não era mais bilionária. em fevereiro de 2013, ela foi avaliada como a 13ª mulher mais poderosa do Reino Unido, abaixo de Woman's Hour na BBC Radio 4.
Em 2001, Rowling comprou uma casa do século XIX, Killiechassie House, nas margens do River Tay, perto de Aberfeldy, em Perth and Kinross, Escócia. Rowling também é dona de uma casa georgiana de £4,5 milhões (US $7 milhões) em Kensington, Londres, em uma rua com segurança de 24 horas por dia.

Novo casamento e família
Em 26 de dezembro de 2001, Rowling se casou com Neil Michael Murray (nascido em 30 de junho de 1971), um anestesista, em uma cerimônia privada em sua casa.
Rowling e o filho de Murray, David Gordon Rowling Murray, nasceu em 24 de março de 2003. Pouco depois, Rowling começou a escrever Harry Potter and the Half-Blood Prince, ela fez uma pausa no trabalho para cuidar dele em sua primeira infância.80 A filha mais nova de Rowling, Mackenzie Jean Rowling, filha Murray, a quem ela dedicou Harry Potter e o Enigma do Príncipe, nasceu em 23 de janeiro de 2005. A família mora em Edimburgo, Escócia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário