Principais obras
O Assassinato de Roger Ackroyd
Ver artigo principal: The Murder of Roger Ackroyd
Em 1926, após uma média de um livro por ano, Agatha Christie escreveu a sua obra-prima: O Assassinato de Roger Ackroyd. Este foi o primeiro dos seus livros a ser publicado pela editora Collins, e marcou o início de um relacionamento autor-editor que durou 50 anos e 70 livros. O Assassinato de Roger Ackroyd também foi o primeiro dos livros de Agatha Christie a ser dramatizado – sob o nome de Álibi – e a fazer sucesso no West End de Londres. A Ratoeira, a sua peça mais famosa, estreou em 1952 e é a peça de maior duração em cartaz da história. Ainda é encenada, no mesmo teatro de Londres, desde então. Somente no ano de sua publicação em 1926, vendeu 5.000 edições, e chamou a atenção por ser muito diferente de qualquer outro romance policial.
Assassinato no Expresso do Oriente
Murder on the Orient Express(Assassinato no Expresso do Oriente) foi publicado em 1934, considerado um dos maiores sucessos da autora, inspirando diversos filmes e peças teatrais, apenas no ano de sua publicação vendeu 3 milhões de livros , sendo no quesito vendas o livro mais bem-sucedido de Agatha, tendo também revolucionado os romances policiais, por conta de seu final dramático, e de seu enredo diferente, é considerado também o maior caso da carreira de Poirot e o magnum-opus de Agatha. No livro, um assassinato misterioso assusta aos passageiros do Expresso do Oriente. O livro diversas vezes foi adaptado para o cinema e para a televisão, sendo a mais famosa delas em 1974, com Albert Finney como Hercule Poirot, e a direção de Sidney Lumet. Um fato interessante, é que o Orient Express existe de verdade, começou a operar em 1883 ligando Paris a Constantinopla, e em 1900, passou para o domínio privado, e ao longo dos anos o percurso do trem foi crescendo.
O Caso dos Dez Negrinhos
Um dos seus livros mais famosos, O Caso dos Dez Negrinhos (no original em inglês, Ten Little Niggers) - cujo título se baseia numa cantiga infantil tradicional da Inglaterra - causou muita polêmica na época em que foi publicado nos Estados Unidos devido a preocupações com acusações de racismo; por esse motivo, edições mais recentes receberam o título And Then There Were None (E Não Sobrou Nenhum). Apesar da polêmica o livros foi um dos maiores sucessos de Agatha, adaptado, em mais de uma vez, para a TV e para o cinema, uma das adaptações mais famosas é o filme And Then There Were None (1945), cujo elenco incluía Barry Fitzgerald, Walter Huston, Judith Anderson e Richard Haydn.
O livro "Cai o Pano", narrando a última aventura de Hercule Poirot, foi publicado um pouco antes da sua morte1 . Agatha disse, quando publicou a história, que preferia matar o seu personagem mais famoso para evitar publicações que ela não aprovaria, após a sua morte. Tanto "Cai o Pano" como "Um Crime Adormecido", o último livro da personagem Miss Marple, haviam sido escritos na década de 1940, devido à preocupação da autora em não sobreviver à Segunda Guerra Mundial - e também como uma forma de assegurar uma adicional fonte de renda para seu marido e sua filha, a quem ela legou os direitos sobre as obras - e ficaram guardados durante décadas no cofre de um banco. No livro, Poirot retorna ao local de seu primeiro grande caso, para resolver outro, sem saber que esse seria o último. O livro chamou tanta atenção, que rendeu a Hercule Poirot um obituário no jornal norte-americano The New York Times, e foi o primeiro personagem fictício a ter lugar na primeira página do jornal.
A outra face de Agatha
Agatha Christie escreveu muito mais do que só literatura policial, a escritora já publicou seis romances, dois livros de poesias, um livro infantil, duas autobiografias, e já foi dramaturga. Além de sua peça The Mousetrap("A Ratoeira"), que é a peça há mais tempo em cartaz no mundo, a autora também emplacou a peça Witness for the Prosecution("Testemunha de Acusação"), embora não tenha tido tanto sucesso como "A Ratoeira", ambas as peças ainda podem ser vistas, desde os grandes teatros de Londres, até às escolas secundárias dos EUA, e até mesmo Ten Little Niggers, ganhou sua versão teatral sob o título de Ten Little Indians.
Já nos livros, Agatha não se limitou aos romances policiais, sua primeira autobiografia, Christie's An Autobiography, onde dá detalhes sobre sua vida profissional e pessoal até 1965, recebeu muitos elogios da crítica, quando publicado, em 1977 Em 1999(23 anos após a morte da autora) foi publicado Come, Tell Me How You Live, onde Agatha conta como conheceu Max Mallowan, seu segundo marido, no Oriente Médio. Embora poucos o saibam, Agatha já foi também poeta, em 1924 publicou sua primeira coleção de poemas, The Road of Dreams remontando a adolescência da autora, e a Primeira Guerra Mundial, o livro também possui histórias de um personagem chamado Harlequin, que segundo Agatha é o verdadeiro, Harley Quin(do livro The Mysterious Mr. Quin), dois poemas, Elizabeth of England e The Ballad of the Flint, falam sobre deuses nórdicos, em 1973 veio a segunda coletânea, porém com o mesmo título, que tinha na primeira parte os poemas publicados em 1924, e na segunda, 27 poemas inéditos, sobre a infância perdida, lugares visitados pela autora e experiências que teve em suas diversas viagens. Como Mary Westmacott, publicou seis romances não-policiais, o primeiro em 1930, e o último em 1956, certa vez Agatha disse que seus romances eram uma forma de se expressar, o que não poderia fazer em suas histórias policiais.
Agatha escreveu ainda um livro infantil, de cunho religioso,Star Over Bethlehem, o livro possui seis histórias e cinco poemas, acompanhados de ilustrações, três das histórias se passam nos tempos modernos, e as outras três, contam sobre as viagens de Maria e José, a visita dos Reis Magos, e até mesmo o encontro de Jesus com o Apóstolo João, após a ressurreição de Cristo.
Teatro
De todas as peças de teatro sobre livros de Agatha, apenas três não foram adaptadas pela própria autora, foram elas Alibi, Peril at End House e Murder at the Vicarage, a primeira foi um adaptação de The Murder of Roger Ackroyd, foi encenada pela primeira vez em 1928, com direção de Sir Gerald du Marier, e Charles Laughton como Poirot, Agatha, não aprovando a peça, resolveu a partir de então, escrever suas próprias peças de teatro. A primeira escrita pela própria Agatha foi Black Coffee, em 1930, fez tanto sucesso que no ano seguinte foi adaptada para o cinema, com Austin Trevor interpretando Poirot, porém sem o tradicional bigode do detetive(Trevor, já havia interpretado Poirot na versão cinematográfica de Alibi). Depois disso, em 1940, Arthur Ridley adaptou Peril at End House para o teatro, com Francis L. Sullivan como Poirot. E em 1949, The Murder at the Vicarage(adaptação do romance homônimo), entrou em cartaz no Playhouse Theatre.
Alguns anos depois, entrou em cartaz Love from a Stranger, baseado no conto Cottage Philomel, da coletânea The Listerdale Mystery(O Mistério de Listerdale, em Portugal), a peça se tornou filme no ano seguinte ao seu lançamento com Basil Rathbone como protagonista, foi o primeiro filme sobre uma obra de Agatha, a ser inteiramente produzido na Inglaterra, em 1943, Ten Little Niggers ganha a versão teatral, porém com um final diferente do livro, nos EUA a peça teve o nome alterado para Ten Little Indians,para Agatha era um exagero dizer que o título(por conter o termo Nigger, forma chula de se referir aos negros em inglês) fosse preconceituoso, já que se referia a uma canção de ninar que existia na cultura inglesa já há mais de 100 anos.
Murder on the Nile, estreou no Ambassadors Theatre em 1949, nos EUA a peça também teve o título alterado para Hidden Horizon, em 1951, estreou a peça The Hollow, que, ao contrário do romance original, não era protagonizado por Hercule Poirot, uma vez que Agatha dizia ter estragado o romance com a presença de Poirot, e que não cometeria o mesmo erro na peça. Em 1952, a obra-prima de Agatha no teatro, The Mousetrap(A Ratoeira) estreou no Ambassadors Theatre, e foi transferida em 1974 para o St. Martin's Theatre, o título original era Three Blind Mice. "A Ratoeira" foi escrita a pedido da família real britânica, para homenagear o 80º aniversário da Rainha Mary, e foi transmitida ao vivo pela BBC, a peça foi adaptada para um pequeno livro, intitulado Three Blind Mice and Other Histories(A Ratoeira e Outras Historias, em Portugal), inicialmente publicado apenas nos EUA.
Durante toda a década de 1950, as obras de Agatha fizeram sucesso, Witness for the Prosecution, foi adaptado para o teatro 20 anos depois da obra original, ser publicada, e virou filme em 1958, com Charles Laughton como Poirot, em companhia a Marlene Dietrich e Tyrone Power, sendo de forma geral, um grande sucesso, tanto comercial quanto artístico. Spider's Web, peça original, estreou em 1954, com Margaret Lockwood, interpretando uma mulher que tenta descobrir quem é o responsável por um assassinato que ocorre na sala de sua casa, ao mesmo tempo que tenta ocultar o homicídio do restante das pessoas. Já The Unexpected Guest(O Convidado Inesperado), estreou em 1958, foi um sucesso tão grande que fez o público esquecer o fiasco da peça anterior, Verdict, um dos poucos fracassos de Agatha no teatro. Tanto Spider's Web, quanto The Unexpected Guest e Black Coffee, foram transformados em livro por Charles Osborne.
Já em 1960, estreou Go Back for Murder, baseada no livro Five Little Pigs, novamente Agatha preferiu tirar Poirot da peça, e em 1962, Rule of Three, uma peça dividida em três outras mini-peças de teatro, intituladas The Rats, The Patient e Afternoon at the Seaside. O sucesso de Agatha no teatro foi tão grande que ela foi a única mulher em toda a história a ter três peças simultaneamente em cartaz no West End, de Londres.
Obras
Título original | Título no Brasil | Título em Portugal | Ano |
---|---|---|---|
The Mysterious Affair at Styles | O Misterioso Caso de Styles | O Misterioso Caso de Styles / A Primeira Investigação de Poirot | 1920 |
The Secret Adversary | O Inimigo Secreto | O Adversário Secreto | 1922 |
The Murder on the Links | Assassinato no Campo de Golfe | Poirot, o Golfe e o Crime / Crime no Campo de Golfe | 1923 |
The Man in the Brown Suit | O Homem do Terno Marrom | O Homem do Fato Castanho | 1924 |
Poirot Investigates (11 contos - Grã-Bretanha); 14 - EUA) | Poirot Investiga | As Investigações de Poirot | 1924 |
The Secret of Chimneys | O Segredo de Chimneys | O Segredo de Chimneys | 1925 |
The Murder of Roger Ackroyd | O Assassinato de Roger Ackroyd | O Assassinato de Roger Ackroyd | 1926 |
The Big Four | Os Quatro Grandes | As Quatro Potências do Mal / Os Quatro Grandes | 1927 |
The Mystery of the Blue Train | O Mistério do Trem Azul | O Mistério do Comboio Azul | 1928 |
Partners in Crime (15 contos) | Sócios no Crime | O Homem que era o nº 16 | 1929 |
The Seven Dials Mystery | O Mistério dos Sete Relógios | O Mistério dos Sete Relógios | 1929 |
The Murder at the Vicarage | Assassinato na Casa do Pastor | Encontro com um Assassino / Crime no Vicariato | 1930 |
The Mysterious Mr. Quin (12 contos) | O Misterioso Sr. Quin | O Misterioso Mr. Quin | 1930 |
Behind the Screen (com outros autores) | O Cadáver Atrás do Biombo | Por trás do biombo | 1930 |
The Scoop (programa de rádio, com outros autores) | Um Furo Jornalístico | 1931 | |
The Floating Admiral (com outros autores) | A Morte do Almirante | 1931 | |
The Sittaford Mystery | O Mistério de Sittaford | O Mistério de Sittaford | 1931 |
Peril at End House | A Casa do Penhasco | A Diabólica Casa Isolada / Perigo na Casa do Fundo | 1932 |
The Hound of Death and Other Stories (12 contos) | O Cão da Morte | 1933 | |
Lord Edgware Dies | Treze à Mesa | A Morte de Lorde Edgware | 1933 |
The Thirteen Problems (13 contos) | Os Treze Enigmas | Os Treze Problemas / Os Treze Enigmas | 1933 |
Murder on the Orient Express | Assassinato no Expresso do Oriente | Um Crime no Expresso do Oriente | 1934 |
Parker Pyne investigates (12 contos) | O Detetive Parker Pyne | Parker Pyne Investiga | 1934 |
The Listerdale Mystery (10 contos) | O Mistério de Listerdale | O Mistério de Listerdale | 1934 |
Why Didn't They Ask Evans? | Por que não Pediram a Evans? | Perguntem a Evans / Porque não Pediram a Evans? | 1934 |
Three Act Tragedy | Tragédia em Três Atos | Tragédia em Três Actos | 1935 |
Death in the Clouds | Morte nas Nuvens | Morte nas Nuvens | 1935 |
The A.B.C. Murders | Os Crimes ABC | Os Crimes do ABC | 1936 |
Murder in Mesopotamia | Morte na Mesopotâmia | Assassínio na Mesopotâmia / Crime na Mesopotâmia | 1936 |
Cards on the Table | Cartas na Mesa | Cartas na Mesa | 1936 |
Murder in the Mews (4 novelas) | Assassinato no Beco | Crime nos Estábulos | 1937 |
Death on the Nile | Morte no Nilo | O Barco da Morte / Morte no Nilo | 1937 |
Dumb Witness | Poirot Perde uma Cliente | Poirot Perde uma Cliente | 1937 |
Appointment with Death | Encontro com a Morte | Morte entre as Ruínas / Encontro com a Morte | 1938 |
Ten Little Niggers / And Then There Were None (o primeiro título é o da Grã-Bretanha e o segundo, dos EUA) | O Caso dos Dez Negrinhos / E Não Sobrou Nenhum | Convite para a Morte / As Dez Figuras Negras | 1939 |
Murder Is Easy | É Fácil Matar | Matar é Fácil | 1939 |
Hercule Poirot's Christmas | O Natal de Poirot | O Natal de Poirot | 1938 |
The Regatta Mystery and Other Stories (9 contos) | O Mistério da Regata e Outras Histórias | O Mistério da Regata e Outras Histórias | 1939 |
Sad Cypress | Cipreste Triste | Poirot Salva o Criminoso | 1940 |
Evil Under the Sun | Morte na Praia | As Férias de Poirot / Morte na Praia | 1941 |
N or M? | M ou N? | Tempo de Espionagem | 1941 |
One, Two, Buckle My Shoe | Uma Dose Mortal | Os Crimes Patrióticos | 1940 |
The Body in the Library | Um Corpo na Biblioteca | Um Corpo na Biblioteca / Um Cadáver na Biblioteca | 1942 |
Five Little Pigs | Os Cinco Porquinhos | Poirot Desvenda o Passado / Os Cinco Suspeitos | 1943 |
The Moving Finger | A Mão Misteriosa | O Enigma das Cartas Anónimas | 1942 |
Towards Zero | Hora Zero | Contagem Zero / Na Hora H | 1944 |
Sparkling Cyanide | Um Brinde de Cianureto | À Saúde da... Morte / Um Brinde à Morte | 1945 |
Death Comes as the End | E no Final a Morte | Morrer não é o Fim | 1945 |
The Hollow | A Mansão Hollow | Poirot, o Teatro e a Morte / Sangue na Piscina | 1946 |
The Labours of Hercules (12 contos) | Os Trabalhos de Hércules | Os Trabalhos de Hércules | 1947 |
Taken at the Flood | Seguindo a Correnteza | Arrastado na Torrente / Maré de Sorte | 1948 |
The Witness for the Prosecution and Other Stories (11 contos - só EUA) | Testemunha de Acusação | 1948 | |
Crooked House | A Casa Torta | A Última Razão do Crime / A Casa Torta | 1949 |
Three Blind Mice and Other Stories (9 contos - só EUA)) | Os Três Ratos Cegos e Outras Histórias | A Ratoeira(ou Três Ratos Cegos) e Outras histórias | 1950 |
A Murder Is Announced | Convite para um Homicídio | Participa-se um Crime / Anúncio de um Crime | 1950 |
They Came to Baghdad | Aventura em Bagdá | Encontro em Bagdade / Intriga em Bagdade | 1951 |
They Do It with Mirrors | Um Passe de Mágica | Jogo de Espelhos | 1952 |
Mrs McGinty's Dead | A Morte da Sra. McGinty | Poirot contra a Evidência / Mrs. McGinty está Morta | 1952 |
A Pocket Full of Rye | Cem Gramas de Centeio | Centeio que Mata / Um Punhado de Centeio | 1953 |
After the Funeral | Depois do Funeral | Os Abutres | 1953 |
Hickory Dickory Dock | Morte na Rua Hickory | Poirot e os Erros da Dactilógrafa / Crime em Hickory Road | 1955 |
Destination Unknown | Um Destino Ignorado | Destino Desconhecido | 1954 |
Dead Man's Folly | A Extravagância do Morto | Poirot e o Jogo Macabro / Jogo Macabro | 1956 |
4.50 from Paddington | A Testemunha Ocular do Crime | O Estranho Caso da Velha Curiosa / O Comboio das 16h50 | 1957 |
Ordeal by Innocence | Punição para a Inocência | Cabo da Víbora | 1958 |
Cat Among the Pigeons | Um Gato Entre os Pombos | Poirot e as Jóias do Príncipe | 1959 |
The Adventure of the Christmas Pudding (6 contos) | A Aventura do Pudim de Natal | A Aventura do Pudim de Natal / A Aventura do Bolo de Natal | 1960 |
The Pale Horse | O Cavalo Amarelo | O Cavalo Pálido | 1961 |
The Mirror Crack'd from Side to Side | A Maldição do Espelho | O Espelho Quebrado | 1962 |
The Clocks | Os Relógios | Poirot e os 4 Relógios | 1963 |
A Caribbean Mystery | Mistério no Caribe | Mistério nas Caraíbas | 1964 |
At Bertram's Hotel | O Caso do Hotel Bertram/A mulher Diabólica | Mistério em Hotel de Luxo | 1965 |
Third Girl | A Terceira Moça | Poirot e a Terceira Inquilina | 1966 |
Endless Night | Noite Sem Fim | Noite Sem Fim | 1967 |
By the Pricking of My Thumbs | Um Pressentimento Funesto | Caminho para a Morte | 1968 |
Hallowe'en Party | A Noite das Bruxas | Poirot e o Encontro Juvenil | 1969 |
Passenger to Frankfurt | Passageiro para Frankfurt | Passageiro para Frankfurt | 1970 |
Nemesis | Nêmesis | Nemesis | 1971 |
The Golden Ball and Other Stories (15 contos - só EUA) | A Mina de Ouro | 1971 | |
Elephants Can Remember | Os Elefantes Não Esquecem | Os Elefantes Não Esquecem / Os Elefantes têm Memória | 1972 |
Postern of Fate | Portal do Destino | Morte pela Porta das Traseiras | 1973 |
Poirot's Early Cases (18 contos) | Os Primeiros Casos de Poirot | Ninho de Vespas | 1974 |
Curtain | Cai o Pano | Cai o Pano (O Último Caso de Poirot) | 1975 |
Sleeping Murder | Um Crime Adormecido | Crime Adormecido | 1976 |
Autobiography | Autobiografia | Autobiografia | 1979 |
The Harlequin Tea Set and Other Stories | Poirot e o Mistério da Arca Espanhola e Outras Histórias | 1996 (organizado} | |
While the Light Lasts and Other Stories | Enquanto Houver Luz e Outros Contos de Suspense | 1997 (organizado) | |
The Under Dog, Second Gong, Sanctuary and Other Stories | Poirot Sempre Espera e Outras Histórias | 2008 | |
Spider's Web | A Teia da Aranha | 2008 | |
The veredict | O veredicto | 1958 | |
Agatha Christie's secret notebooks: fifty years of mysteries in the making (2 contos) | Os diários secretos de Agatha Christie: 50 anos de mistérios na criação | 1954 (contos inéditos de Agatha Christie e textos extras) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário